Não culpem as estrelas

Com a estreia da tão esperada adaptação para cinema do famoso romance de John Green “A culpa é das estrelas”, nessa quinta feira dia 05/06, não se falava de outra coisa senão a ansiedade de todos fãs do livro de Green. Na esfera dos blogs não foi diferente. Não posso contar quantos posts li sobre o assunto, todos muito fofos, devo dizer. Então diferente de todos que li, não irei falar do quanto chorei ao ver o filme, das horas que passei na fila da pré-estreia só e dos amigos que fiz lá, ou do quão perfeita foi a interpretação de Ansel no papel de Gus. Diferente disso, falarei de algo que nem todos conhecem. A história da garota que inspirou John a escrever o nosso favorito.

Esther Grace Earl foi diagnostica com carcinoma papilar da tireóide (um tipo de câncer maligno), já com metástases no pulmão em 2006 aos 12 anos. Com o tumor nos pulmões ela precisou usar tubos de oxigênio para ajudar a respirar o que dificultava sua locomoção, assim ela começou a criar amizades online através de seus vídeos engraçados e fofíssimos em seu canal do Youtube chamado cookie4monster4, criado no final de 2008. Também era conhecida pelo apelido crazycrayon.

esther-earl

Esther e John se conheceram em 2010 em uma conferencia para fãs de Harry Potter e logo ficaram bons amigos. A fama dos dois chegou até J.K Rowling, autora da sega Harry Potter, que enviou um desenho do chapéu seletor com alguns dizeres para Esther. Em vários de seus videos Green demonstrou o seu grande afeto pela garoto e declarou o dia 03 de Agosto como “Dia da Esther” e perguntou para ela o que queria que os nerdfighters do mundo inteiro fizessem, ela respondeu que queria que seu dia fosse sobre família e amor.

Infelizmente, ao 16 anos Esther perdeu a batalha contra o câncer e faleceu em 25 de Agosto de 2010.  Sua família criou a fundação “This Star Won’t Go Out” – Essa estrela não se apagará – em sua homenagem, onde se ajuda financeiramente famílias com crianças com câncer.

O livro inspirado na garota demorou mais de 10 anos para ser concluído, ainda mais depois da morte da mesma. John disse o quão difícil foi termina-lo depois disso. Apesar disso, John deixou bem claro que Hazel Grace não é Esther. O romance é dedicado a menina e não sobre ela.

E pra aqueles que acham que “A culpa é das estrelas” não passa de um viral adolescente, meus eternos pêsames! Esther Grace sempre será um modelo de coragem pra mim. Apesar de te-la conhecido só por meio das páginas de seu diário, o brilho de sua estrela me acompanha todas as noites.

Anúncios

8 comentários a “Não culpem as estrelas

  1. Legal, li o livro mas não conhecia esse fato levando em conta a nota do início do livro onde diz que o livro é uma obra de ficção e ele o inventou, para não procurarmos fatos reais por trás da história fictícia, mas achei interessante saber que se baseia em alguém..
    Beijos….

    • Foi uma surpresa para mim também, mas John afirmou que a história não é sobre Esther e sim homenagem à ela. Se quiser saber um pouquinho mais sobre, o livro “A estrela que nunca vai se apagar” conta a biografia da garota e é mega fofo, vale a pena ler! Obrigada por passar aqui, beijinhoss (:

    • Sim, veja. Chorei muitíssimo vendo hahaha Um livro contando a biografia de Esther foi publicado, se tiver interesse, o nome é “A estrela que nunca vai se apagar”.

  2. Como eu amo essa história! Tenho uma vontade enorme de ler o livro que conta a vida da Esther. Ainda não assisti o filme, mas o que eu já ouvi parece está bem fiel ao livro. Conheço até gente que cismava em menosprezar o livro dizendo que era modinha que saiu com vontade de ler kkk. Tô gostando do blog! Bjs! 😉
    Blog Maia Vox

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s